Método Pilates



Joseph Humbertus Pilates nasceu no ano de 1880 em Düsseldorf, Alemanha. Desde criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação o levou a estudar várias formas de movimento, incluindo ioga, zen, artes marciais, técnicas gregas e romanas.

Em 1912, Pilates mudou-se para a Inglaterra, onde se tornou boxeador. Neste período, começava a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Ele e outros alemães ficaram presos por um ano no campo de Concentração de Lancaster. Nesse período, ele desenvolveu uma serie de exercícios, com a finalidade de se manter saudável. Utilizou camas e outros artefatos para construir os aparelhos, que hoje são encontrados nos estúdios de Pilates.

Ainda na prisão, trabalhou como enfermeiro voluntário, cuidando de pessoas incapacitadas e enfermas por conta da guerra. Após a guerra, retornou à Alemanha para dar continuidade ao seu trabalho. Iniciou o treinamento da polícia na cidade de Flamberg. Em 1925, Pilates foi professor de um importante membro do governo, que o convidou para treinar o novo exército alemão.

Após isso, decidiu partir para os Estados Unidos, onde pôs efetivamente em prática seu Método revolucionário de condicionamento físico e de equilíbrio entre corpo e mente denominado Contrologia. Fundou seu estúdio em Nova Iorque, que funciona até os dias atuais. Pilates estava 50 anos a frente de seu tempo. Sua definição para o condicionamento físico ideal é: obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade nossas várias tarefas diárias.



Indicações
Indicado para todas as idades, o Método Pilates pode ser praticado pelos mais variados grupos de pessoas como método preventivo ou de reabilitação, pois possui um grande repertório de exercícios que podem ser adaptados ou modificados para todos os tipos de condicionamento físico, necessidades e objetivos dos mais diversos públicos como idosos, gestantes, atletas ou sedentários.



Benefícios do Método
• Melhora da postura e mobilidade articular
• Alivio de tensões causadas pelo estresse
• Harmonia entre força e flexibilidade prevenindo lesões e dores
• Melhora/ Desenvolve a consciência (controle) corporal
• Melhora do Equilíbrio e coordenação motora
• Melhora da vitalidade/ percepção física e mental
• Músculos tonificados e alongados
• Corpo e silhueta delineados
• Estimula a circulação
• Coluna forte e flexível
• Fortalece musculatura abdominal
• Previne osteoporose


Aparelhos e Acessórios do Pilates
BARREL : Aparelho de degraus dispostos como em um espaldar, com uma meia lua fixa à frente. Realiza-se exercícios de extensão e flexão de tronco, exercícios de fortalecimento de abdome, coluna e exercícios de alongamento de todo corpo.

BOSU: Semiesfera de plástico inflável, que pode ser usada dos dois lados, visando o equilíbrio e a melhora da condição física dos praticantes.

CADILLAC ou TRAPEZIO: Aparelho usado para exercícios aéreos, possui duas barras de ferro fixas a um colchão. Alças de mãos e de pés além da barras moveis. Realiza-se exercícios de fortalecimentos de braços, pernas, abdome, coluna, equilíbrio e coordenação.

COMBO CHAIR: Aparelho em forma de cadeira com molas, pedal antiderrapante e barras ajustáveis na lateral. Realiza-se exercícios de fortalecimento e alongamento.

BOLA SUIÇA: Bola grande utilizada em exercícios de solo ou acessório. Dos tamanhos 45cm, 55 cm e 75cm. Ideal para trabalhar força, flexibilidade, alongamento, equilíbrio e coordenação.

MAGIC CIRCLE (FLEX RING) : Anel flexivel com alças acolchoadas, utilizados para fornecer resistencia e promover a ativação de diferentes grupos musculares.

MEIA LUA: Barril pequeno utilizado como acessório ou como um pequeno aparelho. Realiza-se exercícios diversos para tronco e abdome.

OVERBALL: Conhecida como soft gym, é uma bola pequena que qdo cheia gera resistência e quando mucha desafia a estabilidade.

REFORMER: O Reformer é o mais renomado de todos os equipamentos de Pilates.Com um sistema de molas,alças e polias, permite que mais de 100 exercícios sejam executados neste versátil aparelho. O Pilates Reformer ajuda a estabelecer a estabilidade do tronco e o alinhamento postural enquanto se trabalha os músculos periféricos em uma faixa de movimento. As molas justáveis permitem uma resistência progressiva, o que ajuda a alongar e fortalecer os músculos.

WALL UNIT: Aparelho de ferro fixo na parede que contem um colchão , barra móvel, molas e alças gerando intensidade al movimento.

ROLO (FOAM ROLLER): Objeto feito de espuma de alta densidade, utilizado para alongamento, automassagem apoio para o corpo, exercícios de força, flexibilidade e estabilidade.





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